LEGENDA Bora Ver: The Knick (1ª Temporada)

Em 1900, na cidade de Nova York, acompanhamos o cotidiano de dois médicos do  Hospital Knickerbocker: O chefe do serviço de cirurgia,  Dr. John Thackery (Clive Owen), um visionário que vive para novas descobertas médicas, mas é assombrado por seu vício em cocaína e pela competência alheia e o Dr. Algernon Edwards, recém chegado da Europa e que por ser um médico negro tenta lutar para conseguir o respeito da população da cidade e do hospital. Cercados por esses conflitos, os funcionários do hospital ainda precisam superar as limitações do conhecimento e da prática médica da época para conseguir salvar a vida dos pacientes.
Vale a pena ou a galinha inteira?

Diferente de todas as outras análises que fiz, já posso dizer que The Knick vale a galinha inteira. A história é parcialmente real (com o nome de alguns personagens trocados) e ambientada no Knickerbocker Hospital, um hospital que de fato existiu e que foi referência em alguns tratamentos na época de sua existência, porém, seu primeiro nome foi Manhattan Dispensary quando foi inaugurado em 1862.


Infelizmente, também já de cara, tenho que dizer que The Knick é uma série totalmente realista, o que isso quer dizer? Bem, eles mostram todo o processo de operação, sem esconder do público os cortes, as vísceras e o que mais tiver que aparecer, ou seja, se você tem o estômago fraco, não é aconselhável ver. 

O diretor Steven Soderbergh, que também é responsável pelo incrível Erin Brockovich (2000), Traffic (2000) e a trilogia  Doze Homens e Um Segredo (2001, 2004 e 2007), soube mesclar o ambiente de uma Nova York totalmente caótica com histórias reais da época e os personagens.

Começando pelo personagem de Clive Owen que mesmo sendo o protagonista da série, acaba assumindo um papel de antagonista. Logo no início ele não esconde sua aversão a negros e isso é bem evidenciado quando ele não aceita a presença do Dr. Edwards na sala de operações. 

A época que a série retrata, os pacientes eram operados em uma sala que parecia um palco, onde haviam na platéia outros profissionais da saúde que assistiam a operação enquanto os cirurgiões iam narrando seus movimentos. O Dr. Thackery, não queria portanto ser visto operando ao lado de um negro. Isso deixa o telespectador com muita raiva dele, mesmo ele sendo o gênio dos gênios médicos. 


Porém, mesmo com o preconceito tomando toda sua visão, Thackery verá que Edwards é um profissional totalmente competente e com uma visão além do seu tempo e aos poucos começa a rever seu conceito perante o novato.

Com relação aos procedimentos médicos, como disse anteriormente, a produção não se preocupou em nenhum momento em não nos mostrar alguns casos dos pacientes. Um exemplo, foi a operação de reconstituição do nariz de uma paciente com sífilis, foi uma das coisas mais bizarras que já vi na vida, mas com os métodos e recursos que se dispunha na época, era o que tinha que ser feito. A loucura também é retratada na série e mesmo que em poucos episódios, vemos como era tão arcaico e até mesmo idiota os métodos que eles acreditavam ser o correto para curar a loucura (retirar todos os dentes do paciente, por que cáries emitem substâncias que podem ir para o cérebro e causar a loucura (oi?)).

A briga entre os hospitais para conseguir pacientes também é retratada. As ambulâncias eram carroças e haviam até brigas entre os motoristas para conseguir pacientes para seus respectivos hospitais. Quando ficavam sabendo de algum doente, logo iam até a casa do paciente e entravam a força na residência para levar a pessoa para o hospital.

Outro fato que é mostrado na série é a epidemia de febre tifóide que afligiu as pessoas nesse período. A febre teria sido transmitida pela Maria Tifóide, uma cozinheira que teria disseminado a doença pelas casas em que trabalhava e que por ser apenas a portadora da doença, ou seja, não apresentar os sintomas (particularidade que até então os médicos não conheciam), conseguia se manter livre da internação e do tratamento.


Outros fatos importantes da medicina como a utilização de luz elétrica em hospitais, a invenção da radiografia, do endoscópio, do aparelho de sucção de fluídos e diversas técnicas novas como a operação de hérnia são relatados na série. Algumas descobertas importantes também são discorridas, como por exemplo, a descoberta dos tipos sanguíneos.

Apesar de ter apenas 10 episódios, The Knick apresenta duração de cerca de 1 hora por episódio, porém, o tempo passa tão rápido que quando público se dá conta, o episódio já está acabando.


Por fim, The Knick é uma excelente obra para aqueles que gostam desse período ou para aqueles que curtem histórias baseadas em casos reais. Mesmo que algumas cenas sejam fortes, para não perder o conteúdo rico da série, sempre há a opção de fechar os olhos na hora certa não é mesmo? Até a próxima ^^

PS: Se mesmo depois da análise ainda ficarem na dúvida, deem uma olhada no trailer da temporada ^^






* As imagens retiradas da série The Knick, são puramente com o intuito de ilustração e divulgação. Todos os direitos das mesmas são de seus criadores ^^


4 comentários:

  1. Tiago, muito obrigado por me apresentar essa série. Eu estava procurando algumas para assistir, porem a maioria não esta dublado, mas já achei THE KNICK dublado. Achei sensacional mesmo!

    Um super abraço amigo Tiago!

    Lyu Somah
    http://lyusomah.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Opa Lyu tudo bom? Então cara, encontrei essa série por acaso e depois não consegui parar de ver (ou melhor, eu era obrigado a parar de ver, por que acompanhava semanalmente os episódios rsrs). Mas jura que dublado é bom? Nossa!! Não consigo nem com reza braba rsrsrs
    Abraços e espero que goste :)

    ResponderExcluir
  3. Eu achei muito boa também, mas por conta das outras 20 e tantas, estou esperando acabar essa primeira temporada para fazer uma seção! ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá tudo jóia?
      Pois é, acompanho cerca de 20 séries também e só consegui terminar essa temporada por que fui seguindo à medida que os episódios foram sendo lançados, se eu acumular é certeza que vou enrolar pra ver rsrs. Abraços ^^

      Excluir