LEGENDA Bora Ler: Lanterna Verde - O Fim da Luz

Um gigante que teria sua origem antes do surgimento de tudo aparece e acredita que o espectro emocional é finito, que cada vez que uma das lanternas é utilizada, ela acelera o extremo do espectro ocasionando a morte de um universo. Disposto a salvar o universo, Relic pretende então apagar com todas as lanternas existentes, iniciando um caçada a todos os membros das Tropas de Lanternas Verde.
Vale a pena ou a galinha inteira? 

É mais que certo que o Lanterna Verde e todo seu universo conquistou há tempos o seu lugar como um dos melhores núcleos do Universo DC, carregando consigo ótimos arcos de histórias e sagas históricas. O Fim da Luz é mais um desses arcos, mas não teve tanta sorte como os seus antecessores, mas mesmo que caso não seja considerado bom, tem impactos significativos no universo dos Lanternas...de todos eles.



Já na primeira parte da história, temos o surgimento desse ser misterioso que deseja consumir toda a luz existente e logo de cara, ele começa a absorver por meio de uma estranha tecnologia a bateria de Oa, planeta dos Lanternas Verdes. Hal Jordan, auxiliado por John Stewart, Kyle e Estrela Safira tentam impedir, mas não são páreos para a entidade e então, a bateria central de Oa é destruída. Não satisfeito, Relic continua a consumir a luz de Oa e os Lanternas precisam fugir com o pouco de energia que seus anéis ainda possuem. John auxiliado por alguns recrutas, fica para trás para distrair Relic e permitir a fuga dos amigos, então acontece o inevitável: Oa é destruída.



Enquanto isso, as entidades responsáveis pelas cores verde, rosa, azul, violeta, laranja e branca se refugiam no corpo de Kyle que envia a tropa para o planeta Ysmault, lar dos Lanternas Vermelhos, enquanto ele mesmo pretende enfrentar Relic. Enquanto isso, John e os recrutas vão parar no planeta da Tribo Indigo.

Guy Gardner que por ordens de Hal Jordan, se infiltrou e agora é líder dos Lanternas Vermelhos não aceita auxiliar a tropa verde contra Relic e após uma briga ele aceita ajudar, desde que após o conflito, os Lanternas Vermelhos recebam um setor apenas deles. Hal concorda. Ainda no espaço, a entidade vermelha, deixa o corpo de Atrocitus e também se refugia em Kyle. Após perder seu anel para Guy, Atrocitus estava vivendo apenas com a energia da entidade e promete vingança contra o Lanterna Branco. No meio da sede de Relic, a tropa dos Lanternas Azuis, juntamente com seu planeta é toda dizimada. 



O arco ele serve apenas para acrescentar uma nova dinâmica ao grupo da Tropa. Com o fim de Oa, com a eliminação da Tropa Azul e com as mortes das entidades, como as luzes irão se manter? É mais que certo que O Fim da Luz, mesmo com seus grandes eventos, não era pra ser um arco com começo, meio e fim. O ponto de vista de Relic sobre os espectros não é muito bem trabalhado em nenhum momento e o fato de Kyle tentar ajudá-lo pode até ter um questionamento do então vilão estar certo ou não com sua teoria da morte dos universos.

O que acontece foi que os roteiristas pegaram um gigantesco personagem (literalmente) e não souberam o que fazer com ele. O arco termina e você se pergunta: tá... mesmo com todas essas grandes modificações, qual era a dele? E você fica sem saber! 

Tirando a morte dos Lanternas Azuis que foram totalmente passíveis à sua destruição, você não se importa com nenhum personagem, simplesmente por que a história não permite. Não há desenvolvimento de nenhum deles. Se Relic realmente fosse um vilão de verdade ou fosse desenvolvido mais detalhadamente o ponto de que o uso das lanternas causa a morte mais rápida do universo, com certeza, O Fim da Luz não seria apenas mais um crossover sem sentido.

Os pontos sobre o arco são equilibrados: temos uma arte que continua sendo uma das melhores da DC Comics, mas de outro lado um vilão fraco e mal trabalhado, de um lado eventos importantes, mas do outro, uma história ruim. Mesmo com O Fim da Luz, Lanterna Verde ainda continua sendo um dos meus heróis preferidos da DC tirando a Trindade. E vocês? O que acham do herói? Até a próxima pessoal ^^

*  As imagens retiradas do arco Lights Out da DC Comics, são puramente com o intuito de ilustração e divulgação. Todos os direitos das mesmas são de seus criadores. ^^

Nenhum comentário:

Postar um comentário