LEGENDA Bora Ver: Glee (6ª Temporada)


A história irá girar em torno do professor Will Schuester que resolve reviver o coral da escola em que trabalha para que este retome a glória que tinha nos tempos em que Will era adolescente. Após reunir um grupo de alunos promissores e que eram considerados os excluídos da escola, Will irá construir uma relação de grande amizade e companheirismo com todos eles e mostrará que mesmo nas adversidades os sonhos podem se tornar realidade.
Vale a pena ou a galinha inteira? 


Então minha gente, enfim, chegamos ao final da série Glee que durante seis anos nos apresentou músicas que ora eram muito melhores que as originais, ora eram muito péssimas. Desde o início a temática proposta já era vista com olhares tortos, seja por não ter atores conhecidos pelo povo ou por principalmente se tratar de uma série musical. 



Tecnicamente, Glee é uma série dos excluídos. Desde o primeiro episódio, já percebemos que todos os alunos que entram para o coral da escola a princípio são aqueles que sofrem bullying a todo momento, seja a garota judia de pais gays, o gay, a negra, o cadeirante ou a gaga, todos eram motivo de chacota nos corredores o que diminuía a própria confiança que eles possuíam em si mesmos. 



Mas afinal o que faz Glee ser uma ótima série? Mesmo tendo seus protagonistas formados pela minoria, a trama enfoca na busca dos sonhos e da amizade. A amizade construída entre os membros do coral é de emocionar e vai muito além disso. Glee não é somente uma série musical ou uma comédia sem valor, ela também possui um drama muito bem trabalhado em certos momentos e dramas que foram meio jogados de lado durante os longos 6 anos.


Abordando temas como a homofobia e o relacionamento entre casais do mesmo sexo, o álcool, a gravidez na adolescência, as dificuldades e as superações dos cadeirantes, o transtorno obsessivo compulsivo, a Síndrome de Down, as relações familiares, as consequências das nossas escolhas durante a vida, entre tantas outros, a série proporcionava entre uma música e outra, momentos que nos faz pensar nos acontecimentos ao nosso redor. 

A série na minha humilde opinião deveria ter acabado na terceira temporada. Foi a temporada perfeita. Tínhamos o campeonato nacional, cada um dos personagens teve seu conflito abordado e resolvido e muitos dos alunos haviam se formado. As músicas foram as melhores e o último episódio da temporada foi digno de series finale. 


No entanto, foi para uma quarta temporada com personagens novos (para substituir os que haviam se formado) e esses não vingaram. Não conseguiram manter o padrão e a qualidade que a temporada anterior tinha alcançado. Para isso, os antigos membros que haviam "saído" da série tiveram que voltar em episódios esporádicos para tentar manter a série. 

Mesmo com uma qualidade baixa, Glee foi renovada e tivemos uma quinta temporada para tentar consertar o estrago que a quarta havia deixado, novamente utilizando os personagens da primeira geração para manter o interesse do público. Até mesmo Demi Lovato e Adam Lambert entraram para o elenco em poucos episódios e seus personagens simplesmente não tiveram final...sumiram. Sumiço também ocorreu com todos os personagens que entraram na quarta temporada e os antigos assumiram a série novamente. Então veio a triste morte de Cory Monteith que abalou todo o elenco e Glee pareceu que enfraqueceu com sua morte e foi anunciado a última temporada.

A sexta temporada teria então 13 episódios apenas e nos apresentou uma terceira geração de membros do coral (ainda com a participação dos antigos da primeira fase). Entre esses, não havia história para contar em um período tão curto e com muita trama para desenrolar. As músicas já não eram mais as mesmas. Os dramas já não eram mais os mesmos. Falta algo. A magia que Glee apresentava nas três primeiras temporada havia se perdido. 

No entanto, essa curta última temporada, tentou resgatar o que Glee havia sido e de uma forma conseguiu. Foram seis anos: metade de acerto e a outra de erros e ao final disso, um final que se aproximava mais e mais. 


Entre as melhores músicas dessa última temporada que merecem destaque estão Let it go (Frozen), Take on me (A-Ha), Home (Edward Sharpe and The Magnetic Zeros), Time after time (Cyndi Lauper), I want to break free (Queen), Mickey (Toni Basil) e todas as músicas do último episódio que são Teach your children (Crosby, Stills, Nash & Young), Someday We'll be together (Diana Ross & The Supremes), The winner takes it all (ABBA), Daydream believer (The Monkees), I lived (OneRepublic) e This Time (canção original).


O último episódio que foi duplo, foi uma homenagem a Cory, aos fãs e a todos os personagens, com direito a cenas do primeiro episódio e com a primeira interpretação dos membros do coral de Don't stop believing que se tornara o hino de Glee. A música escolhida para encerrar a série não poderia ser outra senão I lived do OneRepublic e ver 99% do elenco das seis temporadas (inclusive os sumidos) reunidos para a última performance foi muito emocionante. 

Glee não é a melhor série que você irá assistir na vida, longe disso, mas com certeza irá fazer muita falta, seja pela inocência que abordava os assuntos que nem eram tão inocentes ou por mostrar que devemos correr atrás de nossos sonhos independente das adversidades da vida. Glee não é apenas uma série musical. É uma série sobre o amor de lecionar, sobre amizade e sobre sonhos e séries assim fazem falta. Como saldo final, mesmo com altos e baixos teve um final digno. A série acabou mas Don't stop believin' :)

* As imagens retiradas da série Glee, são puramente com o intuito de ilustração e divulgação. Todos os direitos das mesmas são de seus criadores ^^



2 comentários:

  1. Fala Tiago, tudo bom?
    Cara, ainda não caiu a ficha que Glee acabou =( Me apaixonei tanto pela série que fica difícil admitir que chegou ao fim. Mas mesmo tendo acabado, a mensagem que ela passou durante essas temporadas não vai morrer em mim.
    Concordo com você que a terceira temporada foi a melhor de todas. Realmente os personagens da 4ª temporada não me agradaram, e alguns que eu até tinha gostado, simplesmente desapareceram, como vc mesmo disse. Eu praticamente arrastei aquela temporada!
    Na quinta temporada houve sim uma melhora, muitas músicas que eu gosto e a morte do Cory... =( aquele episódio foi emocionante.
    Já a sexta temporada.... veio pra matar a saudade do que realmente é Glee. Gostei muita do desfecho de todas as personagens, mas senti falta do foco em algumas. Aquele ultimo episodio...pode ser que eu tenha chorado um pouquinho..kkkk
    Um abraço
    Oficina do Leitor / Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Daniel tudo bom?
      Então cara, eu acho que escorreu uma lágrima ao (re)ver todo mundo ali cantando "I lived". Mas a série como um todo já estava se arrastando, talvez pela morte do Cory o clima Glee havia acabado, não sei, só sei que algumas músicas serão lembradas para sempre ^^
      Abraços!!!

      Excluir